A Inglaterra busca um novo treinador. Na manhã desta terça-feira (16), Gareth Southgate pediu demissão do cargo de técnico da seleção inglesa. Há quase oito anos na função, o profissional de 53 anos decidiu pelo desligamento após o vice-campeonato da Eurocopa, há dois dias, na Alemanha.
“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudança e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi meu último jogo como técnico da Inglaterra”, afirmou Gareth Southgate.
Após um período na seleção Sub-21 da Inglaterra, Gareth Southgate assume o time principal em setembro de 2016. Com isso, ele se torna o terceiro treinador mais longevo da história da seleção inglesa, com 102 jogos no total. No período, venceu 62 vezes, empatou 24 e perdeu outros 17 jogos.
GARETH SOUTHGATE LEVOU A INGLATERRA A DECISÕES IMPORTANTES
Com um desempenho superior aos seus antecessores, Gareth Southgate chegou a final das últimas duas Eurocopas com a Inglaterra. Em 2021, acabou superado pela Itália no pênaltis; Já em 2024, a Espanha ficou com o título após vitória de 2×1 no tempo normal.
Em Copas do Mundo, ele foi 4º colocado em 2018 e caiu nas quartas de final do torneio em 2022, no Catar. Por enquanto, a Federação Inglesa de Futebol não conta com um favorito para a vaga. Em campo, a seleção buscará a classificação para a Copa do Mundo de 2026 após a Eurocopa.
Ademais, gostou do conteúdo? Ative as notificações para não perder nenhuma postagem do Esportes Mundo TV!